terça-feira, 19 de abril de 2011

Notícia – Fabel e Sprint. Mais qualidade de vida!

A Sprint Assessoria acabou de fechar importante pareceria para o ano de 2011. Aumentando a família Sprint. A partir de agora, os atletas da equipe FABEL e a coordenação dos eventos esportivos da conceituada Faculdade estarão sobre a tutela do nosso Diretor Esportivo Eiji Yonekura.
...”Este intercâmbio é de fundamental importância para a evolução dos nossos atletas”... Diz Ivan Guilherme de La Rocque, Dir. Geral da instituição. Este momento marca o início de uma cultura de Equipes Desportivas em Instituições.
...”Eu considero um  novo momento no desporto paraense. Em que grandes instituições percebem a importância em relacionar sua marca a qualidade de vida  de seus colaboradores”... Diz Eiji Yonekura. Que o exemplo seja seguido e logo tenhamos o Pará servindo de exemplo para o resto do país.



Escrito por Sprint

Ei corredor, que tal encarar um Triathlon? Vai correr ou vai Encarar?

Cresce cada vez mais o número de praticantes de Triathlon em todo mundo, com isso a atenção de novos patrocinadores e o olhar da grande mídia também. Um exemplo de crescimento na audiência, é o crescimento das transmissões que segundo a União Internacional de Triathlon (ITU), cresceram de 350 horas de competição em 2009 para 556 horas em 2010. Além de já alcançar 149 países.
A novidade mexe com a cabeça de praticantes e não praticantes da modalidade. Atletas sempre são movidos a desafios e, nada é mais desafiador que o Triathlon. Cinco em cada dez triatletas vieram da natação, 4 da corrida e 1 do ciclismo. A maior parte buscando superar antigos e novos limites. Corredores por exemplo, vivem etapas, primeiro as de 5km, 10km, 21km e Maratona. Sempre treinando em busca de melhorar seu tempo e superar kilometragem, quando o objetivo é alcançado, está na hora de procurar novos desafios! É exatamente por isso que a maioria dos atletas busca o triathlon, uma modalidade inteiramente desafiadora. Um ótimo exemplo é o conhecido ciclista 7 vezes campão da volta ciclística da França, Lance Armstrong, assim como outros tantos atletas de renome no seu esporte de origem.
O Diretor esportivo e técnico Eiji Junior, da Sprint Assessoria Esportiva, ressalta que a principal preocupação na fase inicial em que o atleta pretende encarar esse novo desafio é a variação de estímulo dado a musculatura. Eiji ressalta que o principal passo é saber nadar, já que o ciclismo requer menos habilidade e a corrida é comum na rotina da maioria dos atletas. “sabendo nadar o negocio é encaixar pelo menos 2 vezes na semana treino de ciclismo e deixar o final de semana para a transição.”
É importante treinas as 3 modalidades na seqüência em que são exigidas e
procurar fazer um trabalho de musculação de forma regular, a principal dificuldade vai ser adaptar o corpo a estímulos variados e diferentes dado a musculatura e quando o futuro triatleta já e corredor terá que acostumar a correr depois de já ter pedalado. E depois de treinar esse estimulo por algum tempo, correrá igual ou melhor que quando só corria.
Então, vai correr ou vai encarar?

Escrito por Sprint

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Notícia - Sprint Assessoria esportiva é o Pará na Copa Brasil de Triathlon


Ano Passado o Pará foi o Estado que mais vezes subiu ao pódio nas etapas da Copa Brasil de Triathlon, 18 medalhas no total, dessas a Sprint foi responsável por 7. Este ano já na primeira das quatro etapas que irão acontecer, a equipe o Pará será representada por cinco triatletas, quatro da Sprint.
Aloisio Junior e Paulo Souza  que foram respectivamente 2º e 3º melhores do Brasil nas suas categorias. Edimilson Teixeira e Hermes Neto formão a representação paraense entrando pela primeira vez nessa disputa com grandes chances de subirem ao pódio.
Segundo o Treinador Eiji Junior, foi realizado no começo do ano todo um planejamento que está sendo seguido com os atletas visando todas as competições do ano corrente. Em entrevista cedida a nossa equipe Eiji comenta: ...“ Estamos saindo de um treinamento de Base, onde foi exigido muito de todos os atletas, agora é manter o foco nas competições e manter o planejamento para que o atleta cheque a competição no ápice de seu condicionamento”...
Com essa expectativa o Pará deve superar o número de medalhas do ano passado, com possibilidade de ter também o título de campeão Brasileiro. Repetindo a excelente atuação da nossa atleta Elina Fádell, que sagrou-se campeã em sua categoria.
Boas Sorte a todos os atletlas, o Estado inteiro está torcendo por vocês.










Escrito por Eiji Jr.

domingo, 10 de abril de 2011

Entre em forma correndo



Você que busca uma alternativa para perder uns vários quilinhos que não sabe como foram para aí. Pratica uma atividade física como “a bola com o pessoal do escritório”, musculação ou mesmo deseja sair do sedentarismo. Possui ou não hábitos alimentares saudáveis, mas deseja se livrar daqueles quilinhos extras que se instalaram no seu corpo e não querem mais deixá-lo. Dieta é um problema?
Então meu caro leitor... corra! “É possível perder até 2 kg por mês, dependendo do metabolismo, praticando corrida três ou quatro vezes por semana e sem mudar a alimentação. Essa é uma maneira bem saudável de entrar em forma”, afirma o professor de educação física Eiji Jr, diretor técnico da Sprint Assessoria Esportiva.
O Colégio Americano de Medicina Esportiva (ACSM, do inglês American College of Sports Medicine) afirma que o exercício físico é mais importante para perder peso que a dieta. “A privação alimentar desanima qualquer um. A pessoa não consegue levar o programa adiante e logo volta a ganhar peso. Já a atividade física mexe com o centro de prazer do cérebro, dá energia. E, ao ver os resultados dessa dedicação, automaticamente a pessoa começa a ter mais qualidade à mesa”, além do que, exercício aeróbico estimula a produção de leptina, proteína que age no sistema nervoso central promovendo menor ingestão alimentar e acelerando o metabolismo.
Assim que você começa a correr, já está queimando calorias. Mas é depois de 20 minutos em ritmo freqüente e que demande esforço que a queima de gordura se intensifica. Por isso que, se a idéia é perder peso, seu treino deve ter pelo menos meia hora. E, quanto mais dias de atividade aeróbica, mais rápida poderá ser a perda. “Só que a corrida causa impacto em ossos e músculos. Por isso, não é recomendável que seja praticada todos os dias, sob o risco de provocar lesões, especialmente em quem está começando ou acima do peso”. Como em toda atividade física, se você pertence a esse time, o primeiro passo é procurar um médico que diga que está tudo bem.
Vamos Correr?

Escrito por: Sprint

terça-feira, 5 de abril de 2011

Dicas de Saúde - A diferença entre correr e saí correndo

Quando uma criança aprende a falar papai ou mamãe, já domina a sua língua mãe? Não! Em alguns anos ela terá que freqüentar um colégio, adquirido conteúdo e aprendendo regras gramaticais.  Se você concorda com a resposta, então também deve concordar que treinamento de corrida é coisa muito séria, evolve todo um conhecimento cientifico, técnicas adequadas, regras definidas e a serem seguidas.Já saí correndo é um ato de desespero, tipo saí correndo em busca de um ônibus, correndo de um cachorro ou para se proteger da chuva, nesses momentos não ficamos
preocupados em levantar os joelhos, não cruzar o calcanhar, correr de cabeça erguida, simplesmente saímos correndo. Um atleta amador, pode questionar o tempo de corrida e o que defendem os profissionais. Mas não ter conseguido uma lesão durante este período, é simplesmente uma questão de sorte. Ou mais ainda de desconhecimento, Você nunca fez relação com a nova dor na perna ou nas costas?
Basicamente a diferença é essa.
Procure um profissional de Educação física com
experiência em treinamento de corrida para ensinar e programar seu
treino de corrida, você pensa que esta praticando um esporte e simplesmente vive correndo de cachorro, prática arriscada.


Escrito por Sprint

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Simulado de Triathlon - Feito


Segundo o nosso último post, no domingo teríamos um simulado. E tivemos! A paisagem da Bucólica foi alterada por vinte e sete atletas de várias equipes* divididos em duas categorias: Sprint e Olímpico. 
O palco principal do evento foi a Praia do Murubira, onde foi dada a largada para a natação**. Na mesma praia, foi dada a largada para o ciclismo que teve em seu circuito, pontos turísticos de relevância na ilha. A praia do Farol serviu de paisagem para a terceira parte do simulado, a corrida.
Três horas de treino e um saldo satisfatório para os atletas que compareceram. Como contou a nossa equipe o atleta da Sprint Paulo Sérgio(50 anos): - Treinos assim, transformam qualquer atleta em top!

Anotadas as considerações, é esperar o próximo. Obrigado a todos os vinte e sete atletas que participaram e a equipe da organização*** que estava sempre disposta a ajudar.

Simulado de Triathlon:
Local: Mosqueiro – Belém – Pará
Distância percorrida por cada modalidade:
sprint 600 de natação, 20km de bike, 5 km de corrida
olímpico 1200 de natação 40km de bike e 10 de corrida


*Equipes: Sprint, Academia Água sport, SESC, FABEL e anônimos)
** Por medida de segurança, a organização diminuiu o percurso de natação.
***Organização: Aloísio, Edimilson, Eiji, Simone (Equipe Sprint) e Silvio (atleta de Mosqueiro).


Escrito por: Sprint

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Simulado de Triathlon - Mosqueiro

Estamos organizando um Simulado confirmado para este domingo (03/04/2011), a matéria completa você lê aqui no blog na segunda. Até lá!


Modalidades: sprint e olímpico



NATAÇÃO: PRAIA DO MURUBIRA
CICLISMO: RUMO AO PORTAL PELA PA
CORRIDA: MURUBIRA/CHAPÉU VIRADO

CADA PARTICIPANTE SERÁ RESPONSÁVEL PELA SUA HIDRATAÇÃO

LOCAL DE CONCENTRAÇÃO BOTEQUIM DO MURUBIRA
Horário: 07:00
Previsão de término: 09:00

Vamos correr?

Escrito por Sprint

Testado e APROVADO - Tênis

Um das marcas mais tradicionais de tênis esportivos chegou com mais novidades. A Asics está causando uma verdadeira sensação entre atletas profissionais e amadores com o lançamento do tênis Asics Gel Speedstar 5, você já viu o modelo?

Com um design super moderno, cores da moda, super alto astral e muito leve, esse novo modelo de tênis Asics promete não só ser o tênis mais rápido de todos os tempos, mas também fazer sucesso por aí e cair no gosto dos consumidores.
O Tênis busca oferecer melhoria de desempenho aos fâs de corrida. A transição rápida e a resposta do sistema de amortecimento acompanha o ritmo da passada, reduzindo o tempo dos corredores e melhorando sua performance. Para conferir os bastidores dessa campanha, que começou em dezembro do ano passado, trouxemos  esse vídeo para vocês.

Os participantes, que são usuários da marca, contam seu depoimento. Confira!
Pense bem antes de comprar tênis de outras marcas...
Vale à pena experimentar antes de se decidir!
Vamos correr?
Escrito por: Sprint

Dicas de Saúde - Os tipos de pisada.

Para quem quer começar a correr, a escolha do tênis é fundamental. Antes de comprar um modelo, o ideal, para evitar lesões, é fazer o teste da pisada, disponível em muitas lojas que vendem artigos esportivos. Não tente adivinhar por conta própria, olhando a sola do tênis, por exemplo. Todo tênis tende a se desgastar mais na parte de fora, na região do calcanhar, independente da pisada. Existem três tipos de pisada:

PISADA SUPINADORA: Onde a pisada inicia no calcanhar do lado externo e mantêm o contato do pé com o solo do lado externo, terminando a pisada na base do dedinho.



PISADA NEUTRA: Onde se inicia o contato com o solo do lado externo do calcanhar e então ocorre uma rotação moderada para dentro, terminando a passada no centro da planta do pé.



PISADA PRONADORA: Onde a pisada também se inicia do lado externo do calcanhar, ou algumas vezes um pouco mais para a parte interna, para então ocorrer uma rotação acentuada do pé para dentro, terminando a passada perto do dedão.


A escolha do tênis errado pode não proteger a área do pé que mais sofre o impacto. Um tênis pronado tem mais amortecimento na parte interna, o supinado na parte externa e o neutro não precisa de um sistema de amortecimento tão complexo, pois não precisa corrigir a pisada, já que esta é considerada a melhor para corridas. Os neutros também são indicados quando  um pé pisa de um jeito e o outro, de outro jeito.

Vamos correr?

Escrito por: Sprint

Dicas de Treino - Acerte seu ritmo de corrida nos treinos

Uma das regras universal do planejamento de  treinos é a da necessidade dos atletas fazerem, ao longo da semana, treinos de corrida em ritmos diferentes, alternando o trabalho com ritmos mais rápidos, com trabalho com ritmos de intensidade média, com treinos de corrida lenta ou mesmo treinos em que se utiliza a corrida contínua com o único objetivo da recuperação. Quando se fala em diferentes ritmos de corrida é preciso realçar para a equipe que esses ritmos variam em função das suas características, da sua idade, da sua experiência, do seu estado de forma, do período da época em que está a treinar e do seu nível competitivo que normalmente se traduz no seu recorde pessoal em determinada distância. Assim, um ritmo de corrida que é considerado lento para um atleta, pode ser considerado rápido para outro cujo recorde pessoal é mais fraco. É por isso que se torna importante haver algum controle de treino e cada atleta ter consciência do que para si são ritmos fortes ou ritmos leves. Assim, quando vemos um grupo de atletas treinando em um determinado ritmo, podemos concluir que nesse grupo há atletas em esforço máximo, atletas realizando um treino perfeitamente adaptado às suas capacidades e também atletas realizando em ritmos demasiado lentos para as suas capacidades, e isto apesar de correrem todos à mesma velocidade, mas como cada um tem o seu próprio nível atlético, os efeitos de um mesmo treino são diferentes para todos. É por isso que o treino deve ser individualizado e adaptado às características de cada um. 
Como a grande maioria dos atletas não tem muita noção dos diferentes ritmos de corrida, pensamos ser interessante mostrar uma tabela de ritmos de corrida, elaborada em função dos recordes pessoais aos 10000 metros e à maratona. Esta tabela está dividida em quatro níveis, o primeiro de corrida rápida que corresponde ao ritmo de prova dos 10000 metros, o segundo nível, de corrida média é o indicado para treinos fortes em distâncias médias. O terceiro nível, de corrida lenta, deve ser utilizado nos treinos longos, nos dias de treino mais leves, no início do ano ou no regresso após as lesões e nos aquecimentos para o trabalho na pista. O quarto nível é uma corrida muito lenta, que deve ser utilizada como recuperação no final dos treinos, em dias de descanso ou nos dias a seguir às provas. Estes ritmos de corrida podem servir como referência para o treino, mas não devem ser tomados como única referência, o próprio local de treino podem também ser referências que irão permitir acertar no ritmo de corrida mais indicado em cada dia de treino. Outro método muito utilizado para o controle dos ritmos de corrida é a utilização do frequencímetro ou monitor cardíaco. Se um atleta utilizar regularmente este aparelho que lhe permite saber a cada instante do treino o seu ritmo cardíaco, ele pode começar, a saber, com alguma precisão quais as pulsações que normalmente tem a cada ritmo de corrida. Quando um atleta utiliza a FC como controle do treino tem de ter o cuidado de não querer fazer muitas comparações com os seus colegas de treino, pois as diferenças individuais que este parâmetro de controle do treino apresenta são muito grandes. O que se deve comparar são os resultados do atleta consigo próprio ao longo de todo o processo de treino. Bons treinos!

Escrito por Eiji Junior