Você que busca uma alternativa para perder uns vários quilinhos que não sabe como foram para aí. Pratica uma atividade física como “a bola com o pessoal do escritório”, musculação ou mesmo deseja sair do sedentarismo. Possui ou não hábitos alimentares saudáveis, mas deseja se livrar daqueles quilinhos extras que se instalaram no seu corpo e não querem mais deixá-lo. Dieta é um problema?
Então meu caro leitor... corra! “É possível perder até 2 kg por mês, dependendo do metabolismo, praticando corrida três ou quatro vezes por semana e sem mudar a alimentação. Essa é uma maneira bem saudável de entrar em forma”, afirma o professor de educação física Eiji Jr, diretor técnico da Sprint Assessoria Esportiva.
O Colégio Americano de Medicina Esportiva (ACSM, do inglês American College of Sports Medicine) afirma que o exercício físico é mais importante para perder peso que a dieta. “A privação alimentar desanima qualquer um. A pessoa não consegue levar o programa adiante e logo volta a ganhar peso. Já a atividade física mexe com o centro de prazer do cérebro, dá energia. E, ao ver os resultados dessa dedicação, automaticamente a pessoa começa a ter mais qualidade à mesa”, além do que, exercício aeróbico estimula a produção de leptina, proteína que age no sistema nervoso central promovendo menor ingestão alimentar e acelerando o metabolismo.
Assim que você começa a correr, já está queimando calorias. Mas é depois de 20 minutos em ritmo freqüente e que demande esforço que a queima de gordura se intensifica. Por isso que, se a idéia é perder peso, seu treino deve ter pelo menos meia hora. E, quanto mais dias de atividade aeróbica, mais rápida poderá ser a perda. “Só que a corrida causa impacto em ossos e músculos. Por isso, não é recomendável que seja praticada todos os dias, sob o risco de provocar lesões, especialmente em quem está começando ou acima do peso”. Como em toda atividade física, se você pertence a esse time, o primeiro passo é procurar um médico que diga que está tudo bem.
Vamos Correr?
Escrito por: Sprint
Nenhum comentário:
Postar um comentário