Cresce cada vez mais o número de praticantes de Triathlon em todo mundo, com isso a atenção de novos patrocinadores e o olhar da grande mídia também. Um exemplo de crescimento na audiência, é o crescimento das transmissões que segundo a União Internacional de Triathlon (ITU), cresceram de 350 horas de competição em 2009 para 556 horas em 2010. Além de já alcançar 149 países.
A novidade mexe com a cabeça de praticantes e não praticantes da modalidade. Atletas sempre são movidos a desafios e, nada é mais desafiador que o Triathlon. Cinco em cada dez triatletas vieram da natação, 4 da corrida e 1 do ciclismo. A maior parte buscando superar antigos e novos limites. Corredores por exemplo, vivem etapas, primeiro as de 5km, 10km, 21km e Maratona. Sempre treinando em busca de melhorar seu tempo e superar kilometragem, quando o objetivo é alcançado, está na hora de procurar novos desafios! É exatamente por isso que a maioria dos atletas busca o triathlon, uma modalidade inteiramente desafiadora. Um ótimo exemplo é o conhecido ciclista 7 vezes campão da volta ciclística da França, Lance Armstrong, assim como outros tantos atletas de renome no seu esporte de origem.
O Diretor esportivo e técnico Eiji Junior, da Sprint Assessoria Esportiva, ressalta que a principal preocupação na fase inicial em que o atleta pretende encarar esse novo desafio é a variação de estímulo dado a musculatura. Eiji ressalta que o principal passo é saber nadar, já que o ciclismo requer menos habilidade e a corrida é comum na rotina da maioria dos atletas. “sabendo nadar o negocio é encaixar pelo menos 2 vezes na semana treino de ciclismo e deixar o final de semana para a transição.”
É importante treinas as 3 modalidades na seqüência em que são exigidas e
procurar fazer um trabalho de musculação de forma regular, a principal dificuldade vai ser adaptar o corpo a estímulos variados e diferentes dado a musculatura e quando o futuro triatleta já e corredor terá que acostumar a correr depois de já ter pedalado. E depois de treinar esse estimulo por algum tempo, correrá igual ou melhor que quando só corria.
Então, vai correr ou vai encarar?
Escrito por Sprint
Nenhum comentário:
Postar um comentário