Para quem quer começar a correr, a escolha do tênis é fundamental. Antes de comprar um modelo, o ideal, para evitar lesões, é fazer o teste da pisada, disponível em muitas lojas que vendem artigos esportivos. Não tente adivinhar por conta própria, olhando a sola do tênis, por exemplo. Todo tênis tende a se desgastar mais na parte de fora, na região do calcanhar, independente da pisada. Existem três tipos de pisada:
PISADA SUPINADORA: Onde a pisada inicia no calcanhar do lado externo e mantêm o contato do pé com o solo do lado externo, terminando a pisada na base do dedinho.
PISADA NEUTRA: Onde se inicia o contato com o solo do lado externo do calcanhar e então ocorre uma rotação moderada para dentro, terminando a passada no centro da planta do pé.
PISADA PRONADORA: Onde a pisada também se inicia do lado externo do calcanhar, ou algumas vezes um pouco mais para a parte interna, para então ocorrer uma rotação acentuada do pé para dentro, terminando a passada perto do dedão.
A escolha do tênis errado pode não proteger a área do pé que mais sofre o impacto. Um tênis pronado tem mais amortecimento na parte interna, o supinado na parte externa e o neutro não precisa de um sistema de amortecimento tão complexo, pois não precisa corrigir a pisada, já que esta é considerada a melhor para corridas. Os neutros também são indicados quando um pé pisa de um jeito e o outro, de outro jeito.
Vamos correr?
Escrito por: Sprint
Nenhum comentário:
Postar um comentário